terça-feira, 10 de maio de 2011

Geração de renda e preservação ambiental em uma nova onda de reciclagem de lixo

Um conjunto de ações para geração de emprego e renda à população carente, aliadas à preservação ambiental, é desenvolvido em Sumaré, um dos municípios mais populosos da Grande Campinas, no Interior de São Paulo, através da reciclagem de lixo. O plano piloto do novo sistema é desenvolvido por meio de uma parceria entre instituições públicas, entidades da sociedade civil organizada e o setor privado. 
A coleta seletiva servirá como referência e capacitação para a população, instituições, entidades e empresas envolvidas no projeto. O plano piloto terá ênfase no caráter educativo do projeto, de importância social e ambiental. 
m dos objetivos é promover a inclusão social dos catadores de lixo. Famílias de baixa ou nenhuma renda são o “foco social” do trabalho. Por outro lado, o benefício social oferecido para toda a população é a redução do lixo gerado no município. 
Sem a reciclagem, a maior parte do material produzido nas residências, comércio, indústrias e hospitais, por exemplo, depende de ser depositado em um aterro particular. Os aterros sanitários, além de limites de capacidade, geram despesas que podem ser reduzidas com o desenvolvimento do novo sistema.
O apoio às cooperativas fará com que este tipo de trabalho possa expandir através da abertura de novos núcleos. É desta forma que haverá geração de emprego com responsabilidade civil e amparo legal. 
Para o funcionamento do sistema haverá todo um sistema para amparar a população nesse novo projeto como visita dos colaboradores às residências para explicações sobre como será a coleta e que material pode ser separado. 
Como parte da educação ambiental, as escolas do bairro serão alvo de palestras para que as crianças entendam o projeto e sejam agentes de divulgação e fiscalização. 
Dessa forma ocorre a diminuição do lixo em aterros, e além do impacto social, com geração de emprego e renda e criação de uma consciência de preservação ambiental, a economia projetada sera enorme, beneficiando a cidade.

Um comentário:

  1. Agradeço à empresa de empréstimos Elegant por me ajudar a garantir um empréstimo de US $ 1.000.000,00 para estabelecer meu supermercado Foodstuff em diferentes lugares. Há quatro anos que procuro ajuda financeira. Mas agora, estou completamente estressado, livre de toda a ajuda do agente de crédito Sr. Russ Harry. Portanto, aconselho qualquer pessoa que busque fundos para melhorar seu negócio a entrar em contato com esta grande empresa para obter ajuda, e ela é real e testada. Você pode contatá-los por meio de - E-mail --Elegantloanfirm@Hotmail.com- ou Whats-app +393511617486.

    ResponderExcluir